Marcação a Mercado de Operações de Crédito: Desafios, Dificuldades e Implicações

O termo Marcação a Mercado (MaM) se refere ao processo de definição do valor de instrumentos financeiros, com base em seus preços de negociação em um mercado ativo e líquido, ou seja, marcação a mercado é a atualização, normalmente diária, do preço de um ativo de renda fixa ou da cota de um fundo de investimento.

 

MARCAÇÃO A MERCADO

Diante deste contexto, um mercado ativo e líquido é aquele em que há presença de suficiente quantidade de participantes, de negociações e de operações efetivamente realizadas. Nesse tipo de mercado a diferença entre os preços de compra e de venda é relativamente pequena, e o número de negócios realizados é relativamente grande.

Existem diversas metodologias para a definição do preço de mercado, como por exemplo, através do cálculo do preço médio dos negócios realizados no dia ou em determinado intervalo de horários, através do preço praticado em um horário específico ou através do preço divulgado por um terceiro e adotado como referência pela maioria dos participantes do mercado.

O valor de uma carteira de instrumentos financeiros pode ser calculado simplesmente através do cálculo do produto entre o preço de mercado e a quantidade de instrumentos. Alternativamente, uma metodologia mais elaborada envolveria, por exemplo, a utilização de um preço de mercado de compra ou de um preço de mercado de venda. Dessa maneira pode se refletir melhor qual seria o valor de liquidação a mercado de uma posição vendida ou comprada.

Adicionalmente, ao valor dessa carteira poderia se acrescentar um valor de ajuste modelado de forma a refletir uma provável mudança no preço de mercado ocasionada pelo tamanho relativo da posição mantida em relação ao volume médio negociado no mercado ou em mão de agentes do mercado.

 

MARCAÇÃO A MERCADO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Já o processo de Marcação a Mercado de Operações de Crédito não se enquadra nesses moldes. As operações de crédito não são tipicamente negociadas em mercados ativos, sendo assim não há um preço de mercado a ser apurado.

O valor marcado a mercado de uma operação de crédito, em princípio, reflete seu valor justo, ou seja, o valor pelo qual essa operação de crédito poderia ser cedida para uma outra instituição. O valor contabilizado refletiria, incluídas as provisões para créditos de liquidação duvidosa, o valor teoricamente justo da operação. Por outro lado, outros fatores que influenciam o valor não estão refletidos na contabilidade, como por exemplo, alterações da inclinação da curva de juros e alterações da liquidez de mercado de fontes de captação de recursos e de instrumentos de hedge, relativos ao prazo dos fluxos de caixa da operação. Em outras palavras, o valor contabilizado da uma operação de crédito não necessariamente reflete seu valor marcado a mercado.

Há ainda outra interpretação alternativa, adotada por muitas instituições, para reportes de valor de mercado de operações de crédito. Essa interpretação assume que o valor de mercado de uma operação de crédito é equivalente ao valor presente dos fluxos de caixa futuros, incluídas as margens comerciais, calculado utilizando-se taxas de juros equivalentes a 100% do CDI.

Essa segunda interpretação pode trazer inconsistências entre valores contábeis COSIF e valores reportados no Demonstrativo de Risco de Mercado (DRM), bem como necessidades de ajustes nos cálculos de resultados de aplicação de cenários de estresse padronizados pelo BACEN relativos ao reporte de métricas de alterações de valor econômico e de resultado de intermediação financeira.

 

Com a contribuição de Aníbal Codina – Especialista de Risco de Mercado, Liquidez, Capital e ALM na MAPS